terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Meditando Dia e Noite

Confesso que algumas coisas relacionadas a Bíblia, por mais simples que possam parecer, ainda me deixam em dúvida, até mesmo um pouco confuso.

Ontem eu voltei a trabalhar. Fui a Cabo Frio para uma reunião, e como de costume, fiquei algumas horas sentado na poltrona do ônibus na ida e na volta. Na volta me incomodei um pouco com a situação, não havia nenhum livro para ler, meu ipod estava sem bateria e o banco era desconfortável demais para um cochilo. Resolvi então meditar na Lei do Senhor.

Iniciei meditando no trecho onde Deus instrui a Josué Meditar no Livro da Lei dia e noite.

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.
Josué 1:8

Então logo veio a dúvida: o que significa exatamente, na prática, meditar dia e noite em algo? A primeira vista parece algo sobrehumano, como manter a mente sempre cativa a um único tema?

Antes de escrever estas coisas, agora a pouco, fiz uma pesquisa google com a chave "medita dia e noite" para ver o que outros blogueiros pensam sobre isso (também vi no yahoo respostas), como não sou muito paciente não olhei muitos, mas o que percebi e que o se pensa sobre isso é que meditar no Livro da Lei dia e noite significa estudar diligentemente a Bíblia, um blogueiro até sugeriu, para os pouco experientes, começar com um dos evangelhos.

Penso, ou melhor, pensei ontem no ônibus, que a questão é um pouco mais ampla. O termo "dia e noite" pode para alguns sugerir fazer algo em dois períodos, um diurno e outro noturno. Se esta interpretação estiver correta (acho um pouco difícil), os retiros que fazíamos eram exatamente de acordo com este mandamento divino, tínhamos um culto matutino e outro noturnos, todos os dias.

Meditar dia e noite em algo me parece significar meditar continuamente, acho que esta é a interpretação correta. Mas aí surge outro problema, imaginem um artesão fazendo seu trabalho extremamente complexo, cheio de detalhes que exige, do mesmo, concentração total. Será que devemos incriminar este artista por este pecado de deixar de meditar na Lei em quanto trabalha? Acho isso um pouco estapafúrdio. Pouco?

Como concluir então esta meditação sobre a meditação? Só me parece restar uma alternativa, Deus estava dizendo a Josué, e também a mim (e a todos nós): Josué, considere minha Lei em todos os momentos de sua vida, na paz, na guerra, nas questões de sua vida particular, nas questões do povo, em todos os seus relacionamentos, em tudo tenha a minha lei em seus pensamentos para cumpri-la de maneira exemplar!

Para cumprir este mandamento divino nosso herói deveria conhecer com excelência toda a Lei de Deus. Porque para nós seria diferente? Dediquemo-nos em conhecer a lei do Senhor, afim de meditar nela dia e noite.

1 comentários:

Marcos Alves disse...

Boa Tarde Amigo Andre

A vida de meditação, infelizmente hoje é uma prática abandonada, pois vivemos numa sociedade objetiva e imediatista, muitos dos profetas, apostolos e também os grandes pais da Igreja, tinham a meditação como um fator primordial para sua comunhão com Deus, e meditar na palavra de Dia e de Noite, tem uma implicação direta, com a prática cristã, viver Cristo em todos os segmentos, está com a nossa alma sempre inclinada a sua vontade.

Um grande abraço camarada