quarta-feira, 6 de maio de 2009

Larga de ser besta

Ser generoso, segundo o Aurélio, é gostar de dar, ser pródigo ou ainda quem perdoa facilmente. Antes de continuar, quero citar mais um verbete de dicionário: pródigo adj. esbanjador, dissipador.

Tirando a parte de esbanjador esta é uma característica admirável! É bonito ver alguém generoso em ação. Uma doação, em dinheiro ou em "alimentos não perecíveis", ou até mesmo de tempo, apesar não ser tão raro assim, é bom de se ver, na TV ou do outro lado da rua. Melhor ainda quando somos o alvo da generosidade, quando recebemos algo de graça, que coisa boa! Calma ai, nem sempre é tão bom assim, o nosso orgulho as vezes atrapalha estes belos atos.

Tudo bem, mas será que sou generoso? Deixe-me fazer um exame.

A resposta que vem na ponta da língua é: claro que sim! No entanto, isto só prova minha presunção e falta de uma autocrítica mais apurada. É claro que tenho momentos de generosidade, mas meu ego e minha busca por conforto me envergonham as vezes. 

A generosidade para o cristão deve ser algo absolutamente natural. Jesus contou a história do credor do credor, registrado em Mateus 18:23-35, para dizer como é natural o cristão perdoar facilmente, ser generoso. Quem não conhece, ou não lembra deste texto, leia no link, vale a pena!

Esta é a verdade: o crente em Jesus foi atingidos por tão grande generosidade, que devemos nos envergonhar quando nos portamos de maneira não generosa com alguém.

Estou me lembrando de um cantor que mutilou uma de suas canções, sem problema nenhum, isto em duas ocasiões, para acompanhar algumas pessoas que cantavam histericamente esta canção. Ele poderia muito bem parar a música, ensinar o certo, e depois voltar, mas não, aceitou um grupo de crentes desafinados como parceiros de composição. É fato que foi um pedacinho só da música (o segundo "deixa de der trouxa"), mas examinando meu coração percebo que eu agiria de maneira diferente, mas uma vez meu orgulho atrapalharia meu dever de ser generoso.    

Que Deus nos ajude a largar de ser bestas. Quero (e devo) sempre me lembrar que a generosidade não deve ser uma ferramenta para demonstrar aos outros algo, mas uma atitude natural de alguém que foi redimido. Aliás Besta Substantivo feminino. 1.Quadrúpede, sobretudo o de grande porte. 2.Pessoa muito curta de inteligência. 3.Bras. Égua. 4.Pessoa tola, simplória, ou pretensiosa.

0 comentários: