segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Uma irmã da ICA

Conheci esta Irmã vendendo pasteis numa esquina próxima a ICA. Eu e alguns amigos estávamos sempre por lá. Era um lanche bom e barato. Não era tão legal quanto a "Tia da Verruga", mas comer pastel numa esquina sob uma marquise de loja de auto-peças tem seu charme. Depois de um pouco de tempo a "irmã do pastel"(1) estava conosco na ICA. Alguns podem afirmar que isto ocorreu devido ao carisma do "Reverendo"(2) que também estava sempre por lá e batia altos papos com ela e/ou qualquer outra pessoa que estava ao seu alcance, coisa de pastor, mas eu acredito que existe algo além.

Nesta quinta ela estava em nossa reunião. Foi bem bacana, até cantei aquela música do Grupo Elo (lembra? não? Tudo bem!) Calmo, sereno e tranqüilo... (A música é mais fácil de lembrar!), acho que esta canção expressa bem como deve ser a Vida Cristã. A Maria Luiza fez colocações muito relevantes sobre Neemias e a reconstrução de Jerusalém, mas o melhor ficou para o final, ou melhor para depois do final. Após o Terra encerrar começamos a bater papo sobre coisas diversas, até que Lenilda, não lembro exatamente porque, começou a falar de como foi a sua conversão a Cristo. Foi um relato realmente emocionante e emocionado, não vou contá-lo aqui pois acho que seria um pouco inconveniente. Se alguém quiser ouvir peça para ela contar, vale a pena!

Neste momento percebi algo. Veio a minha mente a história relatada em Lucas 5


Certo dia, quando ele ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar os doentes. Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus. Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: “Homem, os seus pecados estão perdoados”. Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: “Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?” Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: “Por que vocês estão pensando assim? Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico — “eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. Imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa louvando a Deus. Todos ficaram atônitos e glorificavam a Deus, e, cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas extraordinárias!”


Percebi algo óbvio: De fato, é muito mais fácil dizer "levante-se e ande" que "Os seus pecados estão perdoados". Eu notei dois aspectos, o primeiro é que, como não sabemos com precisão porque este homem era paralítico, é possível que nos dias de hoje, com a ciência, ele teria alguma chance de ser curado ou até mesmo de não chegar a esta situação devido a um tratamento adequado após o seu suposto (por mim) acidente. Ou seja, algo que a primeira vista é muito mais "poderoso" não chega nem perto do fato de alguém ser perdoado por Cristo, pois este perdão acarreta uma mudança interior que a ciência não pode e nunca poderá gerar. Nem mesmo a maior das mentes humanas é capaz de transformar pedra em carne!

Além disto Jesus, para curar este homem, usa uma porção ínfima de seu infinito poder e para perdoá-lo entrega-se voluntariamente para a humilhação e o sofrimento. Ele morreu na cruz por ele e (muito obrigado Senhor!) por mim.

Confesso que primeiro pensei na música do Stênio (coloquei a letra e a música no final) do que na passagem bíblica propriamente dita. Tentarei não citar o Stênio na próxima postagem, será bem difícil. Suas músicas são realmente importantes para mim. O modo que ele usou para contar esta história além de comovente é transformador.

Tenho certeza que uma das razões para esta irmã ser "Icaniana"(3) é o cuidado de Deus por mim. Mais uma vez, muito obrigado!!!




Lenilda está ao microfone!



VELHA AMIZADE
Stênio Marcius

Era um aleijado mas que não vivia só
Tinha quatro amigos
Quatro corações repletos de bondade e fé
Esperança à vista
Quatro cordas, cada uma numa ponta de uma cama
Um buraco aberto no telhado
Muita sincronia, equilíbrio e pontaria
Quatro amigos que não sabem o que é
desistir, duvidar

Desce aquela cama bem no centro do lugar
Onde estava Cristo
O que é mais difícil, quem irá me responder
Perdoar ou curar?
Sai andando o aleijado carregando o seu leito
Como é livre alguém que é perdoado!
No telhado, quatro homens abraçados
Lágrimas e risos, me responda o que é difícil
Para Deus operar?

Olha os cinco amigos, até parecem com os guris do lugar
Sobe na figueira,pula a ribanceira, banho de cachoeira, pó, lama e poeira
Travessuras mil pra fazer
Como foi há tempos atrás
Chega de sofrer, chega de lembrar
Bobo é quem por último chegar!





(1) Como eu a chamava até gravar o seu nome
(2) Como eu gosto de chamar o Pr.
(3) Como eu chamo os membros da Igreja Cristã Atos (ICA)



0 comentários: