sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Bituca

Tenho pensado bastante em minha infância e nas muitas lições que aprendi em situações que vivi. As crianças são muito observadoras e sensíveis as coisas que observam, pelo menos comigo era assim. No meu caso particular os problemas mais significativos, e instrutivos, foram gerados por outras crianças. Isto posso afirmar que foi uma grande dádiva do meu Senhor, pois muitas crianças são verdadeiramente atormentadas por adultos, algumas vezes seus próprios pais, de várias maneiras e em vários níveis.



Eu era um menino pequeno, tímido e muito feio. Na verdade não era tão feio, tinha apenas uns enormes dentões que me tornavam instantaneamente peculiar, para não usar outra palavra. Hoje estes mesmos dentes ainda estão grudados em minha boca, mas não me incomodam nem 0,1% do que me incomodavam vinte anos atrás. A grande verdade é que eu me sentia de fato inferior aos outros meninos de minha idade. Que bobagem, não é, mas eu, de verdade, me sentia assim.

Quando nos sentimos diminuídos, as outras pessoas instantaneamente notam. Alguns dão tapinhas em nossas costas e dizem: "não se sinta assim!" Outros concordam e dizem a si mesmos: "cada um no seu quadrado!" Outros usam este sentimento dos mais "fracos" em benefício próprio.

É triste, mas somos assim, gostamos de humilhar para nos exaltar. Por exemplo, quando uma mulher fala mal do cabelo de outra mulher ela não está simplesmente dando uma opinião crítica embasada em algum dado científico ou coisas semelhante, ela está dizendo a si mesma e às outras tolas que a ouvem: "meu cabelo é muito mais bonito!" Ou quando falamos para nossa esposa como nosso colega de trabalho é incompetente estamos dizendo para ela: "Seu maridão é muito melhor que aquelezinho!". Somos assim, que pena.

Porém nosso mestre não é assim! Em Mateus 12:20 esta registrado as seguintes palavras de Jesus

Não quebrará o caniço rachado,
não apagará o pavio fumegante.



Nestas palavras Cristo revela algo maravilhoso a respeito de seu caráter. Não é do "feitio" de Jesus terminar de quebrar o caniço que já está rachado, nem mesmo faz parte do caráter do nosso Senhor pisar, como se pisa numa bituca de cigarro, em um pavio quase apagado.

Nosso Senhor não precisa se exaltar, todo o Universo já faz isto! Jesus ama o fraco, o oprimido, o injustiçado de maneira surpreendente. Ele se entregou em favor destes. O comportamento de Jesus é o avesso do nosso, ele não apaga a chama quase extinta, o que Ele faz é transformar uma bituca em uma grande fogueira! Por isso podemos confiantemente entrar em sua presença e expor nossas fragilidades, pois ele sempre está interessado em nos acender e manter ente fogo aceso por toda a eternidade.

Obrigado, Senhor, por seu caráter!!!

Gostaria também de agradecer a meu amigo Marcelo pela inspiração.

0 comentários: