sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Os magos



Os magos do Oriente, descritos no início do Evangelho de Mateus são, de fato, personagens exóticos.

Estou dizendo isto porque eles eram pagãos com P maiúsculo! Eram magos! Parece que eram astrólogos. Sei lá, poderiam até fazer "mapa astral" ou coisas do tipo, sei lá, coisa assim.

De alguma forma eles associaram um peculiar fenômeno astronômico com o nascimento do Messias Judeu. Não sei que tipo de associação foi feita por eles, (se alguém souber por favor, me diga!) mas o fato é que eles acertaram. Estranho, né?

Estas figuras, muito possivelmente, com uma aparência extremamente esquisita (talvez no estilo Walter Mercado) chegaram em Jerusalém perguntando:

“Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”
Imaginem a cena. Eu acredito que a chegada dos magos se tornou rapidamente o assunto principal nos "botecos", tanto é que logo chegou ao ouvido de Herodes, o rei daquele lugar. Herodes não gostou nem um pouco daquele papo de rei recém-nascido, inclusive bolou um plano, utilizando os magos como "laranjas", para matar este Menino-Rei. Mesmo sendo violenta e covarde esta atitude do rei não foi nada surpreendente. Qualquer rei quer ser rei até morrer!!!

Nós quase sempre somos assim, quando alguém parece querer a minha posição eu logo dou um chega pra lá.

Outra coisa realmente estranha foi que, como judeu, Herodes deveria ansiosamente aguardar a vinda do Messias. Este é o evento futuro mais importante descrito na Lei. O nascimento do Salvador! Não que ele não tenha associado o que os magos procuravam com a Lei, tanto é que ele foi até os conhecedores das escrituras sagradas para saber onde este menino nasceria, me parece que este simples homem estava disposto a brigar com o próprio Deus para tentar manter seu poder.

Não podemos ser tão bobos! Quando quem vai tomar a nossa posição é Jesus devemos nos alegrar!!! Isto deve ser fruto de nossa nova vida que o próprio Jesus nos deu. João Batista era realmente sábio. Sua frase mais célebre, mais até que "arrependei-vos..." foi:

É necessário que ele cresça e que eu diminua.
Os magos, despidos de orgulho, ao encontrar nosso mestre ainda pequenininho se prostraram e demonstraram toda reverência que lhe era devida e de forma surpreendente foram usados por Deus. Foram as pedras falantes! (faço aqui referência a entrada triunfal, descrita em Lucas 19:35-40)

Independente de nós, Jesus é Rei!





1 comentários:

Marcos Alves disse...

Caro irmão André, realmente este textoa, revela verdades e conceitos profundos acerca da humanidade e divindade do nosso mestre, que é digno de uma missiva mais abrangente dentro de seu aspecto teológico. Mas me alegro por sua iniciativa de estar compartilhando as suas idéias e opiniões acerca do sagrado.

Um grande abraço irmão André