segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Mangá Messias


Semana passada recebi um e-mail publicitário da Livraria Erdos. Este e-mail apresentava e disponibilizava para uma pré venda um livro que me chamou muito a atenção, seu título é "Mangá Messias". A livraria até deu uma amostra grátis, em pdf. Não dá para saber se este inusitado livro é bom ou não, o fato é que a idéia é realmente original e pode alcançar várias pessoas.

Na EBD desta semana estudamos acerca do ministério de João Batista. Notei algo ontem que ainda não havia notado, quando João falou acerca de Cristo usando as palavras

“Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão, a fim de limpar sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga”.

Eu sempre associei a palavra fogo, que coloquei em negrito, como algo relacionado a um poderoso revestimento vindo da parte de Deus, como algo que capacitaria o crente a dar passos mais largos e firmes. No entanto, uma simples análise do restante da fala de João nos permite concluir que este fogo está relacionado ao juízo de Deus, ou seja Jesus veio para Salvar os seus e para condenar os que não são seus.

Já ouvi irmãos meus pedindo o "batismo com fogo". Me parece que alguns de meus irmãos encaram a vida cristã como um mangá. Existe um famoso personagem chamado Goku. Ele é, de fato, fantástico! Muito forte, divertido, um verdadeiro Pop Star das histórias japonesas. Ele tem um poder bem interessante, de algum lugar vem uma energia que o transforma em Super Sayajin, isto é uma espécie de guerreiro com poderes superiores. Seu cabelo cresce e fica amarelo, coisa de doido! Este poder tem vários níveis 1, 2, 3... O poder que Goku pode alcançar parece que não tem fim. Pelo menos é a mensagem que passa os escritores desta história.

Não somos como o Goku! Nossos super poderes são o amor, a alegria, a paz, a paciência, a amabilidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio. Estas coisas nos são dadas pelo Espírito e nos armam para viver uma vida cristã sincera e poderosa!

Quando buscamos um místico poder apenas perdemos de vista a simplicidade do Evangelho e nos tornamos insensíveis a vontade de Deus.

Devemos sim ser poderosos, mas nosso poder deve consistir em manejar de maneira excelente a Palavra da Verdade.

2 comentários:

Marcos Alves disse...

André, isto é Coisa de americano, claro! Primeiro quadrinhos em estilo mangá nos jornais para atrair os adolescentes e jovem, agora, publicações de "mangás" com temática cristã. O que os mais diversos setores nos EUA estão percebendo é que para chegar até os jovens, é preciso inovar, falar sua língua, enfim, e, hoje, o mangá fala a língua dos jovens e não ignora as mulheres como outros tipos de quadrinhos. Então toma quadrinho em estilo mangá para divulgar as idéias da direita religiosa americana. O nome do projeto é "Manga from Heaven", "Mangá do Céu".

De acordo com o Anime News Network, a Barbour Books, que publica livros religiosos anunciou que está lançando Serenity, um "mangá" cheio de mensagens inspiradoras centradas em valores cristãos. Serenity é uma criação dos estúdios Realbuzz Studios e são ilustrados por Min Kwon. O volume 1 já está disponível através da Diamond Distributors, na Barnes & Noble, Borders, Amazon e em livrarias cristãs. A Realbuzz Studios foi fundada por Marlon Schulman, antigo VP da Bandai Entertainment, está lembrado desta empresa andre?, e pelo veterano da indústria de animação dos Estados Unidos Buzz Dixon (IMDb profile).

Me Parece amigo André, que a motivação é meramente financeira, em decorrência das pessoas e empresas envolvidas, mas vamos estar orando, para que as escrituras não venham ser corrompidas, ou modificas.

Marcos Alves

obito disse...

pow criar mangá e hq evangélicos é uma ciosa otima,pois eu conheso varios jovens que iriam se interesar e seria uma forma de falar de deus para eles! eu cristão e desenhista.
fique na paz!